Rede Agrus

Descer
Divisão de Página

Seu negócio está preparado para uma sucessão familiar?

25 de setembro de 2018 Sem categoria

A lida no campo é motivada por uma paixão. O amor à agropecuária vem como uma tradição, que passa como herança de pais para filhos por várias décadas.

 

Este momento de “passagem do bastão” é sempre bem delicado. Normalmente integram um fundador tradicional, com perfil mais estável e cauteloso, e um sucessor com novas idéias e empreendedoras para tocar o negócio. E aí o conflito é quase certo.

 

Pequenas ou grandes propriedades precisam de uma gestão profissional dos negócios. O gestor precisa entender bem mais do que criar ou plantar. Ele precisa entender, por exemplo de finanças, gestão, comercialização de grãos, gerir pessoas, escolher as melhores opções de investimentos entre outros temas não diretamente ligados às práticas da agropecuária.

 

Conciliar negócios e família é uma árdua tarefa, mas fundamental para um processo sucessório em vida, e com eficácia. A falta de planejamento ou centralização na tomada de decisões coloca em risco a manutenção de negócio rural. Isso fica mais evidente em casos de imprevistos, períodos de crises e até falta do fundador.

 

O momento de novos rumos empresariais sempre é mais complicado quando envolve filhos ou netos. Outro indicador que vem quebrando paradigmas é a gestão feminina no negócio. Mais mulheres esposas e filhas estão conquistando espaço e se apresentam à frente dos empreendimentos familiares.

 

O planejamento do processo de sucessão é o primeiro passo, seguido de ações de confiança e práticas diárias de todos os envolvidos. Especialistas confirmam que essa passagem de gestão acontece gradualmente para incorporar novas pessoas ao negócio ou prepará-las para o desafio. É preciso que fundador esteja disponível para passar o bastão, e também os filhos precisam estar capacitados para exercer tamanha responsabilidade.

 

Dentre os benefícios de uma eficiente sucessão familiar está a minimização de conflitos familiares e empresariais, a proteção de patrimônio, e principalmente, a continuidade do negócio com preparação antecipada de novos sucessores. A sucessão é algo inevitável e deve ser tratada de forma natural.

 

Paciência, trabalho duro e foco no resultado do negócio rural são características fundamentais para que haja uma continuidade da atividade.

 

O parceiro da Agrus nesse projeto é a empresa MPrado Consultoria Empresarial
Solicite uma visita de nosso especialista.

Contatos
Tapurah:(66) 3547-1352
Lucas do Rio Verde: (65) 3549-3700

Compartilhe:


Faça parte do nosso time  
Trabalhe conosco

Ligue agora ou faça-nos uma visita para
pensarmos juntos as melhores soluções
para sua lavoura.

Trabalhe Conosco

Contato

Av. Amazonas, 2119 S, Bairro Menino Deus
Lucas do Rio Verde – MT
CEP: 78455-000

(65) 3549-3700

agrus@redeagrus.com.br

Redes Sociais

Vamos falar sobre seu negócio?

    Mapa