Rede Agrus

Descer
Divisão de Página

Tire suas dúvidas sobre como fazer a gestão financeira da propriedade rural!

15 de março de 2020 Gestão Agrícola

A produção agrícola de soja, milho ou demais cultivares requer muito planejamento, como encontrar as melhores sementes e insumos, avaliar o período de plantio adequado, realizar os manejos necessários, colher e armazenar e, principalmente, comercializar a safra. Para os produtores familiares é ainda mais complicado, pois precisam dar conta de todas as atividades relativas à produção, incluindo a gestão da propriedade.

Da porteira para dentro, os desafios são grandes, e ao produtor cabe a responsabilidade de compreender bem mais do que o ciclo de produção — para o negócio se solidificar e dar lucro, é preciso saber fazer muitas contas.

Se você já é um produtor ou pretende investir nesse mercado, este texto foi feito para você. Continue a leitura para conhecer as melhores práticas para a gestão financeira da propriedade rural!

Como fazer um planejamento financeiro?

Planejar para cultivar traz resultados interessantes, tanto na compreensão geral da atividade rural como para os controles financeiro e contábil. A maioria dos produtores já sabe como cultivar e agora está se transformando em gestor do agronegócio.

Para fazer o planejamento financeiro, o agricultor precisa ter registrado a renda da propriedade, suas despesas operacionais e o fluxo de caixa com dados periodicamente atualizados. Além de se preparar para investimentos futuros, manter esses registros ao longo dos anos permite comparar os ganhos e perdas do negócio e identificar as estratégias mais lucrativas.

Relatórios contábeis são necessários para visualizar os investimentos em ativos biológicos e produtos agrícolas, as dívidas pendentes e o capital do proprietário. Além disso, é necessário conhecer a capacidade do negócio de cumprir com suas obrigações financeiras em dia e de pagar suas dívidas, caso as atividades sejam descontinuadas.

Como otimizar os investimentos?

Uma boa gestão financeira também inclui o desenvolvimento de projetos específicos para o melhor aproveitamento de capital. Esse procedimento deve ter como objetivo não apenas a economia gerada pela contenção de custos, mas também a valorização do produto por meio de ferramentas e estratégias que aumentem sua qualidade.

Como usar a tecnologia na gestão financeira da propriedade rural?

Quem nunca ouviu a expressão “papel e caneta na mão”? Para anotar um breve recado, até que pode ser útil, mas lidar com a gestão do negócio rural fazendo os apontamentos no caderno não é o mais ideal.

O ponto de partida é compreender que a fazenda é uma empresa. A partir daí, é preciso trabalhar com responsabilidade e com ferramentas que auxiliem o processo e a tomada de decisão.

Softwares de gestão

No mercado, estão disponíveis sistemas especializados de gestão que operam as questões de controle financeiro e de estoque, por exemplo. Acessando pelo computador, pelo tablet ou smartphone, os dados são lançados e instantaneamente o sistema gera indicadores e relatórios com as informações atualizadas.

Assim, é possível acompanhar cada passo ou operação da propriedade e do patrimônio. Por exemplo, saber qual foi o custo com a compra de um insumo ou serviço, qual é o estoque de determinado produto, quem são os fornecedores que mais atendem a propriedade e muitas outras informações.

Com todos esses dados na palma da mão, fica muito mais fácil saber quando será necessário comprar determinado produto, por exemplo. Isso é uma gestão planejada que significa menos desperdício, mais assertividade e dinheiro no bolso.

Funcionamento sem internet

Sabemos que o acesso à internet é bastante limitado fora das cidades. Por isso, a maioria dos programas e aplicativos para produtores rurais contam com funções offline, ou seja, que podem ser usadas mesmo que o dispositivo não esteja conectado à rede. Os dados são atualizados automaticamente assim que a conexão for restabelecida.

A gestão financeira da propriedade rural é uma das maiores responsabilidades para os produtores, pois é ela quem mostra tudo o que diz respeito ao empreendimento, incluindo suas condições financeiras e seus potenciais riscos. Sem a gestão, sua capacidade de cumprir com obrigações fica comprometida, pois você não tem controle do seu dinheiro. Além disso, você perde a oportunidade de novos negócios, pois não pode fazer projeções baseadas em dados concretos.

Agora que você já conhece a importância de uma boa gestão financeira, entre em contato com a Agrus para conhecer nossas soluções agrícolas. Estamos abertos para tirar todas as suas dúvidas!

Compartilhe:


Faça parte do nosso time  
Trabalhe conosco

Ligue agora ou faça-nos uma visita para
pensarmos juntos as melhores soluções
para sua lavoura.

Trabalhe Conosco

Contato

Av. Amazonas, 2119 S, Bairro Menino Deus
Lucas do Rio Verde – MT
CEP: 78.466-501

(65) 3549-3700

agrus@redeagrus.com.br

Redes Sociais

Vamos falar sobre seu negócio?

    Mapa